Paco Imóveis: Comunicação como estratégia de relacionamento na corretagem

Tempo de leitura: 9 minutos


Ficha Técnica

Nome do Cliente: Paco Prieto
CRECI: 95754
Estado: São Paulo
Área de atuação: Coordenador de Vendas, Lançamentos e Remanescentes
Desde quando é membro da Comunidade Imobex: 10/2010


Introdução

Paco é o corretor de imóveis do mês  entrevistado  na Comunidade Imobex. Um profissional que optou por ser o diferencial na profissão e aliou sua formação em comunicação social como estratégia de relacionamento na corretagem. Confira sua entrevista.

Apresentação
 

Do primeiro contato, passando pela apresentação do produto, do decorado e na montagem da proposta comercial numa negociação onde todos ganham. É na mesa que o negócio é fechado. É aí que se reforça a confiança. E isso é Comunicação.” É assim que o corretor de Imóveis e jornalista Paco, de São Paulo, define a relação da comunicação com a corretagem.

Formado em jornalismo há mais de três décadas, utiliza constantemente a experiência na área da comunicação no dia-a-dia da profissão de corretor de imóveis. Inovando e se diferenciando positivamente perante a concorrência, Paco é um dos principais e mais influentes profissionais do mercado imobiliário dentro das redes sociais. Participa ativamente delas, divulgando notícias do mercado, empreendimentos e um pouco do seu trabalhoAlém de marcar presença nas redes sociais mais conhecidas como o Facebook e o Twitter, ele também possuí perfil na rede social do Google, o Google+ e no Linkedin. Na primeira, ele usufrui da ferramenta para compartilhar notícias do mercado e dicas de decoração para seus clientes. Já no LinkedIn, Paco  aproveita os grupos de discussões e debates para enriquecer  e compartilhar seus conhecimentos profissionais.

 

Entrevista

  • Comunidade Imobex: Você é formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Quais as vantagens a sua formação em jornalismo agrega na carreira de corretor de imóveis?
    • Paco Imóveis: Sempre passo para todos os meus contatos, não só informações sobre os produtos, mas notícias sobre o mercado imobiliário, tendências, economia e decoração. E isso tem a ver com a minha formação. Manter os membros de sua rede atualizados sobre sua carteira de imóveis e sua atividade profissional, gera indicações e até mesmo estabelece parcerias comerciais. Mas, muito mais importante do que a distância é a proximidade. O grande diferencial está no atendimento, na hora de ouvir e entender as necessidades de seu cliente. Seus gestos, sua postura, as palavras precisas no momento certo, a entonação e a modulação da sua voz. Tudo isso está presente em todos os momentos. Do primeiro contato, passando pela apresentação do produto, do decorado e na montagem da proposta comercial numa negociação onde todos ganham. É na mesa que o negócio é fechado. É aí que se reforça a confiança. E isso é  Comunicação .O melhor de nosso trabalho é ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

  • Comunidade Imobex: Porque participar das redes sociais? Quais seus objetivos em estar presente, ativo e mantendo sempre estes canais atualizados?
    • Paco Imóveis: Até o mercadinho da esquina tem uma página na Internet. E você? Estar por estar na Web não vale nada. É preciso ser diferente, criativo, inteligente, ter informações úteis para o cliente. No meio daquele grande oceano você não pode ser apenas mais um peixinho, mas um bem visível e atraente para ser “pescado” por ele. Hoje é mais fácil o cliente te encontrar na Internet do que no plantão. É ele que te apresenta o produto, fala dos diferenciais, conhece os concorrentes e a região. Já vi clientes saberem tanto ou mais do produto que o próprio corretor. Ele já viu tudo na Internet. Tomara que tenha sido na sua página pessoal ou na da sua empresa.Os tempos mudaram e muito. Com a facilidade de acesso à informação, hoje o cliente  sabe mais  e está muito exigente. O velho discurso já não funciona. Ele é um cliente mais preparado. Por isso, você também tem que ser melhor e diferenciado.
  • Comunidade Imobex: Você é muito participativo nas redes sociais. Entre as que você participa qual delas em sua opinião é a mais importante e por quê?
    • Paco ImóveisGosto de todos. Inclusive os que estão para serem criados (risos). Usar todas as ferramentas disponíveis, sem esquecer que cada um de seus produtos é diferente um do outro e que seus clientes também não são iguais, é o caminho. Defina estratégias. Personalize suas mensagens. Muitas pessoas me perguntam como é que eu consigo estar presente em tantos lugares, querem saber o tamanho de minha equipe – “Quantas pessoas trabalham para você?” – Faço tudo sozinho. Assim sou obrigado a estar ligado o tempo todo em tudo.
  • Comunidade Imobex:  Escrevemos em nosso blog, uma matéria sobre a importância do networking para fortalecer os negócios do corretor de imóveis.  Como você faz para manter sempre atualizado seu networking? Algum contato já lhe rendeu indicação para negociação de imóveis?
    • Paco Imóveis: Esse texto é um dos melhores que vocês já publicaram. É um texto de cabeceira meu. Encaminhei para vários colegas e recomendo sua leitura. Pela minha forte participação nas redes sociais com notícias e informações sempre atualizadas, recebo todos os dias pedidos de inclusão em minha rede, solicitações de informações e consultoria, além de diversas indicações de clientes. O cliente te vê sempre em diversas redes e a utilidade das informações, cria confiança e faz com que ele venha a lembrar de você, quando realizar um novo negócio.Desenvolver o networking é um dos melhores conselhos que podemos receber.Manter os membros de sua rede atualizados sobre sua carteira de imóveis e sua atividade profissional gera indicações, e até mesmo estabelece parcerias comerciais.
  • Comunidade Imobex: Qual a sua expectativa em relação à procura de imóveis para a Copa de 2014 e as Olimpiadas? E a valorização que já está ocorrendo nos imóveis?
    • Paco ImóveisA forte e histórica demanda reprimida na área de Habitação no Brasil , faz  o nosso mercado estar sempre aquecido. Não precisaríamos de mega eventos para  continuarmos com o pé no acelerador. Mas é claro que tudo contribui para trazer novas oportunidades e valorizar  algumas regiões. O que lamento é a oportunidade que o País perdeu. Poderíamos ter feito grandes e pequenas obras de infraestrutura, que poderiam urbanizar regiões e melhorar a qualidade de vida de nossa população e possibilitar a expansão de nossa economia.
  • Comunidade Imobex: Você trabalhou sempre como gerente em organizações de grande porte. Essa experiência que você traz em sua bagagem ajuda na prática e elaboração de estratégia para a realização do atendimento de seus clientes e liderança perante os demais corretores?
    • Paco Imóveis: Atuo como Coordenador de Vendas. Lidero uma equipe dentro de um produto ou região. Ter experiência anterior é claro que ajuda. Um bom líder precisa ter credibilidade. E esse é o primeiro passo para conquistar a confiança da equipe. É preciso se conhecer bem, para entender os pontos fortes e fracos, seus e de sua equipe. Dosar a pressão para obter resultados, treinar, estimular e facilitar o trabalho dos corretores para que alcancem seus objetivos. Tanto o corretor como o cliente tem que ver você como um parceiro, um facilitador  para realizarmos  um bom negócio.
  • Comunidade Imobex:  Cliente Imobex há pouco mais de dois anos. Por que você escolheu Imobex? Quais recursos do site você mais gosta e utiliza ?
    • Paco Imóveis:  Um amigo me apresentou o Imobex como se fosse um segredo de estado. Os demais colegas não poderiam saber. Esse era um diferencial nesse mercado altamente competitivo. O curioso é que com o tempo você tem muito claro quer além de ter a ferramenta na mão, você precisa saber o que fazer com ela e como alcançar os melhores resultados.Gostei, achei prático, fácil e uma excelente relação custo x benefício. Os relatórios de visita são bons e o chat (mais uma coisa para ficar ligado) é fundamental para conversar com o futuro cliente.
  • Comunidade Imobex: Pode nos contar alguma negociação, onde seu site Imobex foi fundamental para fechar negócio (atendimento pelo recurso do corretor online, cliente que chegou ao imóvel através do site, fotos legais publicadas através do site, etc.)?
    • Paco Imóveis:  É interessante quando clientes entram no plantão e te reconhecem. Como tenho muita visibilidade em minhas ações, é muito comum que você já tenha tido algum contato com ele. “-Você é o Paco!?” – ouço frequentemente.É como se as pessoas já me conhecessem.  Ela já me viu em algum lugar, site, blog, Facebook, Linkedin, já recebeu um telefonema meu ou e-mail. Ou até já foi abordada por mim em algum ponto de captação. Esforço-me sempre para dar o melhor atendimento aos clientes e assim ser lembrado e reconhecido por eles.
  • Comunidade Imobex: Qual característica você considera essencial para que os corretores dos dias atuais se destaquem no mercado imobiliário?
    • Paco Imóveis:  “Acredite sempre. Para isso trabalhe muito. Transpiração e Inspiração em doses generosas.O mercado precisa de bons profissionais. A seleção é natural.  Tenha foco. Venda é energia, gere energia boa. Dê o melhor de si. Fale bem dos seus clientes, da profissão, dos colegas e do mercado.Independente da alta competitividade de nossa área,  faça amigos. Aprenda com eles. Seja ético e valorize esses profissionais.Prepare-se. Esteja aberto para sempre aprender e crescer. Estude: Comunicação, Psicologia, Neurolinguística, Arquitetura, Decoração…Tenha orgulho de sua profissão e da empresa em que trabalha. Hoje estou na Even Vendas, house da Even, uma das maiores incorporadoras do País. Ando com o crachá  a vista o tempo todo, só tiro quando chego  em casa. Ele tem a minha foto, o meu nome, o nome da empresa em que trabalho e o que faço: sou corretor de imóveis.Faça marketing do seu melhor produto: Você. Já ampliei minha rede de contatos e vendi assim: com o meu crachá.”
 
O que achou da entrevista? COMENTE!
Para contatar ou perguntar algo ao entrevistado, pode deixar sua pergunta aqui ou envie um email para masterpaco@terra.com.br

7 Comentários

  1. Fábio

    Eu sou o Aguiar, corretor de imóveis, e trabalho diretamente com ele. Já estou nesse ramo dois anos, tudo que li aqui nessa entrevista chega ser pouco diante do que é como profissional e até como pessoa. E posso dizer mais, tudo que eu aprendi até hoje nesse ramo Imobiliário eu devo muito a ele. Parabéns pela entrevista e continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa que você é um forte abraço Aguiar.

    Responder
  2. Roberta Bertoi

    Parabéns Paco! Com certeza já és um corretor influente no mercado e também um grande formador de opinião. São profissionais engajados como você que faz a profissão ser valorizada. Um abraço!

    Responder

  3. Como profissional da área sinto orgulho por termos
    profissionais qualificados como o Paco, que visam a excelência no atendimento.
    São profissionais assim que tornam a “imagem” do corretor de imóveis
    positiva! Muito sucesso Paco! Um abraço!

    Responder

  4. Sempre tive curiosidade de conhecer o Paco, apesar de ter trabalhado na Even Vendas não tive essa oportunidade, acho um cara bastante atualizado e ligado em todas novidades de mercado, isso é extremamente importante a um corretor moderno. Parabéns Paco

    Responder
  5. Lorena Maeda

    Parabens Paco, é em pessoas iguais a voce que gosto de me espelhar.
    Pessoas que transmitem coisas boas, valores e vivências.

    Responder

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Paco Imóveis: Comunicação como estratégia de relacionamento na corretagem

Tempo de leitura: 9 minutos


Ficha Técnica

Nome do Cliente: Paco Prieto
CRECI: 95754
Estado: São Paulo
Área de atuação: Coordenador de Vendas, Lançamentos e Remanescentes
Desde quando é membro da Comunidade Imobex: 10/2010


Introdução

Paco é o corretor de imóveis do mês  entrevistado  na Comunidade Imobex. Um profissional que optou por ser o diferencial na profissão e aliou sua formação em comunicação social como estratégia de relacionamento na corretagem. Confira sua entrevista.

Apresentação
 

Do primeiro contato, passando pela apresentação do produto, do decorado e na montagem da proposta comercial numa negociação onde todos ganham. É na mesa que o negócio é fechado. É aí que se reforça a confiança. E isso é Comunicação.” É assim que o corretor de Imóveis e jornalista Paco, de São Paulo, define a relação da comunicação com a corretagem.

Formado em jornalismo há mais de três décadas, utiliza constantemente a experiência na área da comunicação no dia-a-dia da profissão de corretor de imóveis. Inovando e se diferenciando positivamente perante a concorrência, Paco é um dos principais e mais influentes profissionais do mercado imobiliário dentro das redes sociais. Participa ativamente delas, divulgando notícias do mercado, empreendimentos e um pouco do seu trabalhoAlém de marcar presença nas redes sociais mais conhecidas como o Facebook e o Twitter, ele também possuí perfil na rede social do Google, o Google+ e no Linkedin. Na primeira, ele usufrui da ferramenta para compartilhar notícias do mercado e dicas de decoração para seus clientes. Já no LinkedIn, Paco  aproveita os grupos de discussões e debates para enriquecer  e compartilhar seus conhecimentos profissionais.

 

Entrevista

  • Comunidade Imobex: Você é formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Quais as vantagens a sua formação em jornalismo agrega na carreira de corretor de imóveis?
    • Paco Imóveis: Sempre passo para todos os meus contatos, não só informações sobre os produtos, mas notícias sobre o mercado imobiliário, tendências, economia e decoração. E isso tem a ver com a minha formação. Manter os membros de sua rede atualizados sobre sua carteira de imóveis e sua atividade profissional, gera indicações e até mesmo estabelece parcerias comerciais. Mas, muito mais importante do que a distância é a proximidade. O grande diferencial está no atendimento, na hora de ouvir e entender as necessidades de seu cliente. Seus gestos, sua postura, as palavras precisas no momento certo, a entonação e a modulação da sua voz. Tudo isso está presente em todos os momentos. Do primeiro contato, passando pela apresentação do produto, do decorado e na montagem da proposta comercial numa negociação onde todos ganham. É na mesa que o negócio é fechado. É aí que se reforça a confiança. E isso é  Comunicação .O melhor de nosso trabalho é ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos.

  • Comunidade Imobex: Porque participar das redes sociais? Quais seus objetivos em estar presente, ativo e mantendo sempre estes canais atualizados?
    • Paco Imóveis: Até o mercadinho da esquina tem uma página na Internet. E você? Estar por estar na Web não vale nada. É preciso ser diferente, criativo, inteligente, ter informações úteis para o cliente. No meio daquele grande oceano você não pode ser apenas mais um peixinho, mas um bem visível e atraente para ser “pescado” por ele. Hoje é mais fácil o cliente te encontrar na Internet do que no plantão. É ele que te apresenta o produto, fala dos diferenciais, conhece os concorrentes e a região. Já vi clientes saberem tanto ou mais do produto que o próprio corretor. Ele já viu tudo na Internet. Tomara que tenha sido na sua página pessoal ou na da sua empresa.Os tempos mudaram e muito. Com a facilidade de acesso à informação, hoje o cliente  sabe mais  e está muito exigente. O velho discurso já não funciona. Ele é um cliente mais preparado. Por isso, você também tem que ser melhor e diferenciado.
  • Comunidade Imobex: Você é muito participativo nas redes sociais. Entre as que você participa qual delas em sua opinião é a mais importante e por quê?
    • Paco ImóveisGosto de todos. Inclusive os que estão para serem criados (risos). Usar todas as ferramentas disponíveis, sem esquecer que cada um de seus produtos é diferente um do outro e que seus clientes também não são iguais, é o caminho. Defina estratégias. Personalize suas mensagens. Muitas pessoas me perguntam como é que eu consigo estar presente em tantos lugares, querem saber o tamanho de minha equipe – “Quantas pessoas trabalham para você?” – Faço tudo sozinho. Assim sou obrigado a estar ligado o tempo todo em tudo.
  • Comunidade Imobex:  Escrevemos em nosso blog, uma matéria sobre a importância do networking para fortalecer os negócios do corretor de imóveis.  Como você faz para manter sempre atualizado seu networking? Algum contato já lhe rendeu indicação para negociação de imóveis?
    • Paco Imóveis: Esse texto é um dos melhores que vocês já publicaram. É um texto de cabeceira meu. Encaminhei para vários colegas e recomendo sua leitura. Pela minha forte participação nas redes sociais com notícias e informações sempre atualizadas, recebo todos os dias pedidos de inclusão em minha rede, solicitações de informações e consultoria, além de diversas indicações de clientes. O cliente te vê sempre em diversas redes e a utilidade das informações, cria confiança e faz com que ele venha a lembrar de você, quando realizar um novo negócio.Desenvolver o networking é um dos melhores conselhos que podemos receber.Manter os membros de sua rede atualizados sobre sua carteira de imóveis e sua atividade profissional gera indicações, e até mesmo estabelece parcerias comerciais.
  • Comunidade Imobex: Qual a sua expectativa em relação à procura de imóveis para a Copa de 2014 e as Olimpiadas? E a valorização que já está ocorrendo nos imóveis?
    • Paco ImóveisA forte e histórica demanda reprimida na área de Habitação no Brasil , faz  o nosso mercado estar sempre aquecido. Não precisaríamos de mega eventos para  continuarmos com o pé no acelerador. Mas é claro que tudo contribui para trazer novas oportunidades e valorizar  algumas regiões. O que lamento é a oportunidade que o País perdeu. Poderíamos ter feito grandes e pequenas obras de infraestrutura, que poderiam urbanizar regiões e melhorar a qualidade de vida de nossa população e possibilitar a expansão de nossa economia.
  • Comunidade Imobex: Você trabalhou sempre como gerente em organizações de grande porte. Essa experiência que você traz em sua bagagem ajuda na prática e elaboração de estratégia para a realização do atendimento de seus clientes e liderança perante os demais corretores?
    • Paco Imóveis: Atuo como Coordenador de Vendas. Lidero uma equipe dentro de um produto ou região. Ter experiência anterior é claro que ajuda. Um bom líder precisa ter credibilidade. E esse é o primeiro passo para conquistar a confiança da equipe. É preciso se conhecer bem, para entender os pontos fortes e fracos, seus e de sua equipe. Dosar a pressão para obter resultados, treinar, estimular e facilitar o trabalho dos corretores para que alcancem seus objetivos. Tanto o corretor como o cliente tem que ver você como um parceiro, um facilitador  para realizarmos  um bom negócio.
  • Comunidade Imobex:  Cliente Imobex há pouco mais de dois anos. Por que você escolheu Imobex? Quais recursos do site você mais gosta e utiliza ?
    • Paco Imóveis:  Um amigo me apresentou o Imobex como se fosse um segredo de estado. Os demais colegas não poderiam saber. Esse era um diferencial nesse mercado altamente competitivo. O curioso é que com o tempo você tem muito claro quer além de ter a ferramenta na mão, você precisa saber o que fazer com ela e como alcançar os melhores resultados.Gostei, achei prático, fácil e uma excelente relação custo x benefício. Os relatórios de visita são bons e o chat (mais uma coisa para ficar ligado) é fundamental para conversar com o futuro cliente.
  • Comunidade Imobex: Pode nos contar alguma negociação, onde seu site Imobex foi fundamental para fechar negócio (atendimento pelo recurso do corretor online, cliente que chegou ao imóvel através do site, fotos legais publicadas através do site, etc.)?
    • Paco Imóveis:  É interessante quando clientes entram no plantão e te reconhecem. Como tenho muita visibilidade em minhas ações, é muito comum que você já tenha tido algum contato com ele. “-Você é o Paco!?” – ouço frequentemente.É como se as pessoas já me conhecessem.  Ela já me viu em algum lugar, site, blog, Facebook, Linkedin, já recebeu um telefonema meu ou e-mail. Ou até já foi abordada por mim em algum ponto de captação. Esforço-me sempre para dar o melhor atendimento aos clientes e assim ser lembrado e reconhecido por eles.
  • Comunidade Imobex: Qual característica você considera essencial para que os corretores dos dias atuais se destaquem no mercado imobiliário?
    • Paco Imóveis:  “Acredite sempre. Para isso trabalhe muito. Transpiração e Inspiração em doses generosas.O mercado precisa de bons profissionais. A seleção é natural.  Tenha foco. Venda é energia, gere energia boa. Dê o melhor de si. Fale bem dos seus clientes, da profissão, dos colegas e do mercado.Independente da alta competitividade de nossa área,  faça amigos. Aprenda com eles. Seja ético e valorize esses profissionais.Prepare-se. Esteja aberto para sempre aprender e crescer. Estude: Comunicação, Psicologia, Neurolinguística, Arquitetura, Decoração…Tenha orgulho de sua profissão e da empresa em que trabalha. Hoje estou na Even Vendas, house da Even, uma das maiores incorporadoras do País. Ando com o crachá  a vista o tempo todo, só tiro quando chego  em casa. Ele tem a minha foto, o meu nome, o nome da empresa em que trabalho e o que faço: sou corretor de imóveis.Faça marketing do seu melhor produto: Você. Já ampliei minha rede de contatos e vendi assim: com o meu crachá.”
 
O que achou da entrevista? COMENTE!
Para contatar ou perguntar algo ao entrevistado, pode deixar sua pergunta aqui ou envie um email para masterpaco@terra.com.br

7 Comentários

  1. Fábio

    Eu sou o Aguiar, corretor de imóveis, e trabalho diretamente com ele. Já estou nesse ramo dois anos, tudo que li aqui nessa entrevista chega ser pouco diante do que é como profissional e até como pessoa. E posso dizer mais, tudo que eu aprendi até hoje nesse ramo Imobiliário eu devo muito a ele. Parabéns pela entrevista e continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa que você é um forte abraço Aguiar.

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  2. Roberta Bertoi

    Parabéns Paco! Com certeza já és um corretor influente no mercado e também um grande formador de opinião. São profissionais engajados como você que faz a profissão ser valorizada. Um abraço!

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  3. Como profissional da área sinto orgulho por termos
    profissionais qualificados como o Paco, que visam a excelência no atendimento.
    São profissionais assim que tornam a “imagem” do corretor de imóveis
    positiva! Muito sucesso Paco! Um abraço!

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  4. Sempre tive curiosidade de conhecer o Paco, apesar de ter trabalhado na Even Vendas não tive essa oportunidade, acho um cara bastante atualizado e ligado em todas novidades de mercado, isso é extremamente importante a um corretor moderno. Parabéns Paco

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  5. Lorena Maeda

    Parabens Paco, é em pessoas iguais a voce que gosto de me espelhar.
    Pessoas que transmitem coisas boas, valores e vivências.

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