Empreendimentos de alto padrão são a bola da vez

Empreendimentos de alto padrão são a bola da vez

Após o “vendaval” de investimento por parte das construtoras em imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, a bola da vez agora são os empreendimentos de alto padrão.

O elevado número de estoque de imóveis voltados para pessoas de baixa renda, têm influenciado diretamente as construtoras a mudarem o foco de mercado. No momento atual as construtoras e incorporadoras estão voltando suas energias para a construção de empreendimentos de alto luxo.  Outro motivo para a retomada deste segmento – imóveis de alto padrão – que está carente de novos empreendimentos, é a expansão da classe média, a qual é influenciada pelo  aumento de renda dos brasileiros.  Um exemplo que pode ilustrar este crescimento do poder aquisitivo e aumento da renda média da população, é que em abril-2013, houve a maior alta do mês em vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista, desde o ano de 2004. Segundo o Secovi –SP, neste mesmo mês ocorreu um aumento de 73,8% nas vendas e lançamentos em relação ao mesmo período do ano passado.

A maior concentração de lançamentos de imóveis de alto padrão, está em São Paulo e também no Rio de Janeiro, onde o valor do metro quadrado pode chegar a 10 mil reais. Porém a baixa disponibilidade de terrenos em áreas nobres, faz com que os  terrenos disponíveis sejam até quatro vezes mais caros que o normal. Esta diferença é repassada no valor do imóvel ao consumidor. Segundo Daniel Citron, presidente da incorporadora norte-americana Related Brasil, “A gente precisa olhar 100 oportunidades (de terreno) para conseguir fazer um ou dois negócios, porém as pessoas querem morar nessas regiões que estão perto de tudo e elas pagam por isso”.

Fonte:  Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *