João Carlos: Corretor de Imóveis que viu a atuação no interior como uma oportunidade para o sucesso

João Carlos: Corretor de Imóveis que viu a atuação no interior como uma oportunidade para o sucesso

O corretor de imóveis, João Carlos de Moraes, resolveu há 18 anos passar um tempo com seus três filhos no interior de São Paulo a fim de decidir o que faria da sua vida profissional. Porém com o passar do tempo se surpreendeu com um novo mercado a ser explorado na região, o mercado imobiliário. João enxergou no interior a oportunidade de desenvolver uma carreira promissora como corretor de imóveis sem abrir mão da qualidade de vida e dos momentos em família. Foi o corretor de imóveis pioneiro na cidade de Ibiúna a ter um site imobiliário. De lá para cá, João investe na qualidade dos seus serviços, primando sempre o caráter e a confiança na hora de atender os clientes. Confira a história deste corretor de imóveis que trabalha com um produto diferenciado no mercado, as chácaras de veraneio.

Na entrevista a seguir, realizada pela Comunidade Imobex, o corretor de imóveis, João Carlos de Moraes, conta um pouco da sua história e experiências profissionais.

Leia a entrevista abaixo e comente sua opinião!

  • Comunidade Imobex: Acompanhamos diariamente notícias tratando sobre o aquecimento do mercado imobiliário nas cidades do interior de São Paulo. Como você atua no interior de são Paulo há 18 anos, você concorda que está havendo realmente este aquecimento? E de que forma você percebe tais mudanças no dia-a-dia local?
    • João Carlos de Moraes: O mercado imobiliário no interior está realmente em expansão, na entrevista que concedi ao programa Hoje em Dia da TV Record ,eu fiz questão de ressaltar este fato. As pessoas estão buscando cada vez mais qualidade de vida e querem sempre que possível fugir dos grandes centros urbanos. Ocorre que nem sempre é possível conciliar a vinda para o interior com a questão profissional. E é muito comum, durante e negociação, perguntamos se a opção de compra é para moradia ou veraneio, e a resposta é imediata: –“Hoje é para veraneio, mas num futuro próximo pretendo morar”.
      Outro fator que tem nos favorecido muito quanto á procura é o fato da cidade de Ibiúna ser uma Estancia Turística com vocação para as chácaras de veraneio devido ao seu clima de montanha. Temos belíssimos condomínios às margens da represa ”Itupararanga”, ar puro, pousadas, haras, casas de repouso, pesqueiros, passeios de escuna, ecoturismo e outras inúmeras opções de lazer. Além disso a cidade é um grande produtor agrícola, recebendo inúmeras empresas não poluidoras que estão se instalando aqui para beneficiamento de hortifrúti. A cada novo empreendimento, o reflexo na economia é imediato. As pessoas passam a frequentar a cidade praticamente em todos os finais de semana a partir da aquisição da sua chácara, movimentando todo o comércio local, como os restaurantes, as pousadas, empresas de material de construção, entre outras.
  • Comunidade Imobex: Você é formado em Administração. Quais as vantagens a sua formação agrega na carreira de corretor de imóveis?
    • João Carlos de Moraes: Eu tive o privilégio de agregar na minha carreira de corretor de imóveis, além da minha formação, a minha experiência de trabalho na área de informática por mais de 15 anos. O que me possibilitou ser a primeira imobiliária de Ibiúna a implantar um site que continua ativo, mas um pouco ultrapassado para os dias de hoje, por isso sou cliente e parceiro da Imobex, que nos forneceu ferramentas mais atualizadas e modernizadas para a implantação do meu novo domínio www.chacarasemibiuna.com.br. Este conhecimento aliado à flexibilidade do grupo Imobex, tornou possível fazer os ajustes conforme as minhas necessidades, já que o perfil e as características dos imóveis no interior são um tanto diferenciadas dos grandes centros urbanos. Além disso, foi possível incluir controles internos informatizados de gerenciamento de clientes compradores e clientes proprietários. Outro fator importantíssimo é que utilizamos a internet para agilizarmos todo o processo de vendas, tais como recebimento de documentação e encaminhamento ao cartório, emissão de certidões e consultas ao SCPC e SERASA. Desta forma passamos a segurança necessária às partes envolvidas, encurtando o prazo para a finalização do negócio.
  • Comunidade Imobex: Você trabalha com venda de chácaras de veraneio. Quais os cuidados (agenciamento, atendimento ao cliente, financiamento, contratos, informações sobre as condições do imóvel, etc) um corretor de imóveis deve ter durante a negociação de chácaras de veraneio?
    • João Carlos de Moraes: Bem, como diz o ditado:”A primeira impressão é a que fica”. O sucesso no processo de venda de um imóvel começa com o primeiro contato. Neste momento é que se passa a credibilidade e que se cria a empatia entre o representante da imobiliária e o cliente, portanto a cordialidade, clareza e a triagem bem feita na busca de identificar o imóvel certo conforme a necessidade do cliente é imprescindível para o bom resultado.
      Não podemos nos esquecer de que como corretor de imóveis, lidamos com a vida das pessoas e suas emoções. Normalmente atendemos clientes que nos procuram buscando seu primeiro imóvel, em que muitas vezes é fruto da economia de uma vida inteira de trabalho ou aquele que por questão de saúde está trazendo um familiar para a tranquilidade do interior em busca de sua recuperação ou ainda, aquele que devido ao estresse e a correria do dia a dia dos grandes centros, não conseguem dar atenção e dedicar o tempo que gostariam aos seus filhos e esposa, e querem compensar este tempo ao menos nos finais de semana e feriados, proporcionando-lhes horas de descontração e lazer. Neste sentido, a honestidade e o profissionalismo tem que estar sempre em primeiro lugar, dar segurança às partes envolvidas é uma obrigação do corretor. Aqui temos um lema “a cada novo cliente ganhamos um novo amigo e assim são amigos nos trazendo novos amigos”.
  • Comunidade Imobex: No mês passado você deu uma entrevista para o programa Hoje em Dia da TV Record. Quais as vantagens de exercer a profissão de corretor de imóveis no interior (qualidade de vida, negócios, família, etc)?
    • João Carlos: A grande vantagem é sem dúvida a qualidade de vida que encontramos no interior. Aqui tudo se torna perto. Não temos trânsito, poluição nem barulhos. E o melhor é que a minha residência fica próximo do meu trabalho e do centro da cidade. Temos todos os serviços próximo. No meu quintal recebemos diariamente a visita de bugios, tucanos, micos, esquilos e grande diversidade de outros pássaros. Esta relação de natureza é extremamente importante para o equilíbrio emocional no nosso trabalho e na convivência familiar especialmente para o João Gabriel, meu filho. Outra vantagem é que com a vida no interior (no meu caso uma chácara dentro de um condomínio fechado,), podemos usufruir de bons momentos e reuniões em família o ano inteiro.
      Agora as desvantagens são as grandes distâncias que percorremos. O município é muito grande e temos bairros que distam aproximadamente 60 km do centro, não há uma grande concentração como nos centros urbanos. Outro aspecto é o fato de que, como boa parte dos imóveis são para lazer e veraneio, qualquer mudança econômica nos afeta diretamente.
  • Comunidade Imobex: Na entrevista você comentou também que trabalhou como analista de sistemas para uma empresa privada por 15 anos. Qual a importância da internet na divulgação dos seus negócios?
    • João Carlos A internet é a principal ferramenta de trabalho que dispomos para o bom andamento dos nossos negócios, só perdendo para o grupo de pessoas colaboradoras que tenho comigo. Como trabalhei no auge do crescimento da informática, tive a oportunidade de implantar sistemas administrativos a terceiros. Com isso pude compreender perfeitamente que os recursos de informática e Internet são maravilhosos e vem cada vez mais se aprimorando, mas é essencial pessoas bem preparadas e qualificadas para operá-las, já que estes recursos estão presentes nos mais diversos segmentos profissionais e saber utilizá-los bem e de forma correta trará bons resultados para a empresa.
  • Comunidade Imobex: Você nos disse que ingressou na profissão através de treinamentos recebidos por um profissional já experiente no mercado imobiliário. Como você vê a importância da troca de experiências entre os corretores de imóveis que já possuem anos e os que estão ingressando no mercado imobiliário?
    • João Carlos:Sim, realmente eu passei por um período de aproximadamente dois anos trabalhando em uma imobiliária antes e ter a minha. Esta experiência foi extremamente importante para que eu entendesse todo o processo de funcionamento da corretagem e adquirisse uma gama de conhecimento do mercado imobiliário. Uma dica aos jovens que estão ingressando na área, é que não há resultado sem dedicação, interesse e vontade de aprender a cada novo dia. Mesmo nós, corretores de imóveis mais experientes, em algum momento cometemos falhas, mas é preciso ter a humildade de reconhecê-las e corrigí-las. Eu criei uma agenda que se chama “Você me mata de vergonha” que começou como uma brincadeira, onde fomos ao longo do tempo anotando todas as frases infelizes ditas durante um processo de atendimento ou negociação, com o objeto não de humilhar os nossos colegas, até porque há algumas frases minhas também lá registradas, mas o objetivo é de pararmos para raciocinarmos e pensarmos em tudo o que vamos falar. Uma palavra mal dita ou se preferir mal colocada, pode por à perder todo um trabalho. Outro fator importante é moldar-se as características da imobiliária ou se tiver a sua, dê o seu toque de personalidade, de caráter, de marca registrada, porque todas as imobiliárias tem o mesmo objetivo, o de  intermediar a venda, a locação e/ou a administração de imóveis. Um diferencial é sempre bem vindo.
  • Comunidade Imobex: Qual ferramenta, funcionalidade ou parte do seu site Imobex que você mais gosta?
    • João CarlosGosto da forma de apresentação do site e o fato de podermos alterá-la a qualquer momento sem que isto implique na perda de dados. Quando realizamos a implantação do nosso site, analisamos as possibilidades e chegamos a adotar um modelo, mas logo entendemos que outra forma de apresentação seria mais conveniente, e esta mudança se deu de forma tranquila e segura.
  • Comunidade Imobex: Quais retornos o seu site Imobex agregou para o seu negócio (aumento de vendas, indicações, visibilidade, referência, etc)?
    • João Carlos:Evidentemente que a ótima forma de apresentação e visualização dos imóveis, nos deu mais visibilidade e por consequência o aumento no número de vendas. O cliente dispõe de farta informação que lhe facilita muito identificar a opção certa que está procurando e consequentemente ajuda-nos muito no nosso trabalho.
  • Comunidade Imobex: Você gostaria de deixar algum recado para os seus colegas corretores de imóveis e demais clientes Imobex?
    • João Carlos: Deixo um grande abraço aos colegas corretores que exercem sua atividade com dignidade e honestidade e aos nossos clientes compradores e proprietários que respeitam o nosso trabalho de corretor de imóveis. E lhes digo que o trabalho de corretor de imóveis é árduo, mas extremamente prazeroso. Nunca deixem de recorrer a um profissional sério para a aquisição do seu imóvel pois esta é a garantia da compra com tranquilidade e segurança. Lembrem-se que por trás de um corretor de imóveis às vezes existe uma família que depende da renda.
 
 
O que achou da entrevista? COMENTE! Para contatar ou perguntar algo para o entrevistado, pode deixar sua pergunta aqui ou envie um e-mail para ibiecoimoveis@yahoo.com.br .
Gostaria de ser entrevistado pela Comunidade Imobex? Envie um e-mail para imprensa@imobex.com.br falando um pouco sobre você que entraremos em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *