Como abrir uma imobiliária

Como abrir uma imobiliária

Abrir uma imobiliária pode ser uma excelente oportunidade para o corretor de imóveis expandir os seus negócios e crescer profissionalmente. Assim como qualquer outra empresa, o processo de abertura de uma imobiliária é bastante complexo e burocrático, exigindo do profissional da corretagem de imóveis uma série de cumprimentos legais para que a sua empresa possa existir.

O que é preciso para abrir uma imobiliária

De acordo com o advogado Mauricio De Boni, para que o corretor de imóveis possa abrir a sua própria imobiliária é preciso inicialmente que este profissional esteja devidamente registrado no CRECI, órgão que regulamenta a profissão. No entanto, caso o corretor de imóveis deseja abrir uma imobiliária juntamente com um ou mais sócios, o sócio administrador deverá obrigatoriamente ser um profissional da corretagem de imóveis regulamentado, não sendo necessário que os demais sócios sejam corretores.

Qualquer corretor de imóveis, devidamente registrado no CRECI, pode abrir uma imobiliária, seja de forma individual ou juntamente com um ou mais sócios, que não necessitam ser corretores.

Além disso, segundo o advogado, para que a constituição da imobiliária seja feita de forma legítima e eficaz, evitando problemas futuros, é fundamental que o corretor de imóveis esteja bem assessorado por um profissional que tenha conhecimento da legislação empresarial.

Exigências legais para abrir uma imobiliária

Decidido como iniciar o empreendimento, se de forma individual ou em sociedade, o próximo passo para o corretor de imóveis abrir uma imobiliária é elaborar um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial do estado onde a empresa estará localizada. Segundo De Boni, é recomendado que o objeto social, que é a descrição das atividades da empresa, seja descrito de forma ampla, para que a imobiliária não incorra em desvio de finalidade. No caso de imobiliárias, o advogado sugere que se adote a previsão do art. 3º da Lei 6.530/78, que regula a profissão do corretor de imóveis.

No estado de São Paulo, por exemplo, a Junta Comercial (JUCESP), traz em seu site todas as informações e documentos necessários para que o corretor de imóveis possa abrir uma imobiliária. Para tanto, basta o profissional acessar o endereço: www.jucesp.sp.gov.br .

Ademais, com a imobiliária devidamente registrada na Junta Comercial, o profissional da corretagem de imóveis deverá requerer a inscrição da empresa (CRECI Jurídico) no Conselho da sua região, preenchendo formulário e entregando cópia do ato constitutivo registrado na Junta. Para saber também quais documentos são necessários para a inscrição de pessoa jurídica e ter acesso ao formulário, basta o corretor de imóveis acessar o site do CRECI do seu estado.

Crie um site imobiliário

One thought on “Como abrir uma imobiliária

  1. Prezado,

    Sou proprietário de alguns imóveis comerciais e residenciais em São Paulo.

    Gostaria de saber se vocês tem interesse em comercializa-los.

    Pago 100% o valor do primeiro aluguel e Pago 6% na venda.

    Caso tenha interesse estou à disposição.

    Atenciosamente

    Achilles
    Cel: 11 96093 1010
    E-mail:achillesconsultor@gmail.com
    11/06/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *