Sociedade 5.0: quem é e o que tem a ver com o seu negócio?

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Malu Wolk

Máquinas e a tecnologia mudaram drasticamente a forma como vivemos, nos relacionamos e enxergamos o mundo.

E hoje o nosso papo é sobre ela, a chamada Sociedade 5.0 ou a Sociedade Super Inteligente, composta de cidadãos comuns, empresas e comunidades. A base de formação dessa sociedade é usar as tecnologias ao alcance para aumentar a qualidade de vida do homem sempre em equilíbrio com o mundo onde se encontra.

À frente da vanguarda tecnológica, o Japão adianta-se na corrida da sonhada Sociedade 5.0 e, quando se pensa em tecnologia e robótica, o país é o símbolo das disrupções.

No Brasil, por exemplo, o setor da indústria e serviços unem esforços e entram na Revolução 4.0 (da informação). Nessa conta entram informações de bigdata, simuladores, robôs autônomos, realidade aumentada, cibersegurança e muito mais. A receita parece simples: tecnologia em favor do homem.

Não basta apenas citar os benefícios das máquinas e automações somente para uma vida mais prática. Definitivamente não! É a longevidade, busca de soluções para os efeitos de estresse na vida moderna urbana, mobilidade, segurança e acessibilidade, enfim tudo ganha uma ajudinha extra de robôs, inteligência artificial e aplicativos. E o objetivo claro dessa estrutura é oferecer uma vida melhor.

Agora se você ainda tem alguma dúvida a respeito de como a sociedade evoluiu para a 5.0, que tal relembrar as outras fases?

Sociedade 1.0: Caça e coleta, sociedade nômade na Pré-História.

Sociedade 2.0: Agricultura: o homem se fixa num local e planta para sobreviver.

Sociedade 3.0: Indústria, máquina, poder e domínio da sociedade com a geração de empregos.

Sociedade 4.0: Informação, se baseia na troca de informações.

Pois bem, a humanidade assistiu a esses grandes saltos ao longo de sua existência e a cada um deles os impactos foram transformadores. Como estamos num momento de transição, resta saber qual margem seguir.

Nós, enquanto negócios imobiliários, temos sim a função social de diminuir esse descompasso entre a sociedade que se espera e as estratégias de negócios que orientam as nossas práticas. O Brasil no geral ainda se mantém a estrutura 3.0 e caminha lento à sociedade 4.0.

Tecnologia e informação dão poder. Se quer liderar o mercado e ser modelo, seja o primeiro a estar na vanguarda.

Para isso, o Imobex tem as soluções mais atuais, rápidas e impactantes; focadas nas tendências do seu público, exigente e com um pé no futuro.

Que tal testar grátis o Imobex?

Botão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *