Pós-venda no serviço imobiliário: por que é tão importante na fidelização de clientes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Maria Luiza Wolk

O pós-venda é uma etapa da venda e não pode ser ignorada pela sua equipe. Neste post vamos fazer uma análise desse tema, portanto continue comigo!

Bom atendimento é memorável

Sim, o bom atendimento fica na memória e o contrário também é verdadeiro. Você só consegue fidelizar um cliente se ele lembrar da sua empresa pelo atendimento excepcional. Monitore todas as etapas e identifique possíveis gargalos onde o atendimento peca. Cuide de quem se relaciona com o cliente. Esse corretor, recepcionista ou outro cargo precisa ser mestre em comunicação e cordialidade. Isso conta muito.

Quando houver uma situação mais delicada ou uma conversa mais difícil, sempre intervenha com um profissional de atitudes diplomáticas. Assim não há riscos à reputação da marca.

Pós-venda fecha um ciclo de compra

A imagem que o cliente faz da sua imobiliária tem a ver com o atendimento que recebeu durante a negociação e o pós-venda. Alguém que ligue para saber como está na nova casa, se está satisfeito com a aquisição e mostrar o quanto foi bom e prazeroso para a empresa se relacionar com esse cliente é um diferencial. Pequenas ações transformadas em processos mostram preocupação e humanidade no negócio. Pode parecer bobo, mas recomendar um serviço do entorno é muito cortês. Ex: “Nossa, sou cliente do mercado X ou da loja Y pertinho da sua casa. Se precisar, pode confiar no atendimento, é 10! Pequenos gestos geram grandes resultados.

Empatia

Coloque-se no lugar do consumidor e verifique como são as etapas da compra pela qual ele passa na sua empresa. Tem agilidade, resposta rápida, eficiência e segurança durante o processo? O ambiente físico da imobiliária transmite seriedade e credibilidade?

Tenha certeza de que a sua empresa está “entregando” as melhores experiências ao cliente, palpáveis e emocionais. Lembre-se disso!

Boas práticas

Atenda os interessados e preocupe-se com a sua satisfação. Tenha como missão do seu negócio cuidar bem dos clientes e para tanto crie práticas que os fidelizem; afinal sem vendas, sem caixa e sem caixa, sem condições para bancar os custos. Por aí em diante vai a sua empresa para o buraco. Clientes bem cuidados e impactados pelo atendimento geral tendem a voltar e indicar novos negócios. Como dizem, revise os processos do “P” ao “P” (porteiro ao presidente).

Preste um atendimento consultivo

O consumidor de imóveis atualmente já vem preparado para o corretor de imóveis. Provavelmente já buscou imóveis pelo site e conhece as suas boas oportunidades. Assim, ao atender, o corretor deve surpreender com informações preciosas sobre o mercado, o imóvel, oportunidades em carteira ou a tendência daquela região. Movimente seu blog imobiliário com novidades do mercado e fidelize clientes com mais autoridade no segmento.

CRM para um raio X do cliente

Contar com um bom sistema é indispensável para atender com qualidade, diminuindo o “ciclo de compra”. Quando o cliente se cadastra em seu site, busca imóveis e entra em contato, o corretor já possui informações sobre o seu perfil e suas necessidades. A própria automação do site e sistema podem oferecer novas oportunidades de negócios e aquecer o seu funil de vendas.

Por esses motivos não há como duvidar de que o pós-venda fecha o ciclo da compra e fideliza o cliente. Ainda mais no serviço imobiliário que não é todo dia se troca de imóveis, é de extrema relevância que o consumidor seja impactado positivamente em todo o seu ciclo de compra para indicar e voltar!

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