10 sinais de linguagem corporal que impactam clientes
Por Malu Wolk
Quer construir relacionamentos duradouros e de confiança com seus clientes, parceiros e colaboradores? Claramente que sua resposta é positiva, por isso mesmo a sua linguagem corporal deve estar em sintonia com suas palavras. Afinal, uma complementa a outra e já sabemos que um gesto diz mais que mil palavras, concorda?
Sendo assim, vamos ver aqui 10 sinais que você pode e deve utilizar naturalmente no contato com o seu interlocutor para convencer e encantá-lo. Bora?
1) Cumprimento amistoso com as mãos
Todo encontro se inicia com um bom aperto de mãos sincero, com vigor, simpatia e foco no olhar.
2) Contato visual
Durante a reunião, olhe as pessoas diretamente nos olhos, sem medo. Isso aproxima, transmite interesse na comunicação e gera confiança. Um olhar sem foco, ou voltado para cima e para a direita indica desinteresse e insegurança.
3) Atenção às expressões faciais
As expressões faciais revelam com sinceridade o nível do seu envolvimento no diálogo. Tenha sempre expressões de interesse e em sintonia com o interlocutor. Lembre-se, nesse momento de diálogo, ele é merece a sua total atenção.
4) Não seja traído pelo seu corpo
Policie-se quanto a alguns gestos que entregam o seu desconforto, como: mãos na cintura ou nos bolsos, joelhos apontando para a porta de saída e braços cruzados.
5) Sintonize seu rosto na direção do cliente
Dessa maneira você demonstra interesse na comunicação e foco no que o cliente quer te dizer.
6) Respiração a seu favor
A respiração é ótima aliada para a sua autoconfiança use uma técnica: respire profundamente até sentir o abdômen mais amplo e costelas expandidas.
7) Gestos que empoderam
Um ótimo truque para aumentar suas chances de sucesso em reuniões ou encontro com clientes é ter uma boa presença, por meio de gestos de poder.
Para tanto é indispensável que você mantenha ombros e peitos abertos, por exemplo. Essa simples ação revela sinceridade e destemor.
8) Vestimenta adequada
Atualmente chamada de dresscode, a roupa certa para o ambiente certo, sintoniza o cliente nos padrões da missão do seu negócio e o seu objetivo.
A vestimenta adequada envolve, cria credibilidade e alinha os objetivos entre você e seu cliente. Já é antigo o ditado “O hábito faz o monge.”
9) Fale calmamente
A voz, o timbre e o tom transmitem a mensagem certa. A voz pausada, firme e serena impacta na credibilidade e autoridade. Durante sua fala, articule bem cada palavra, faça pausas e respire tranquilamente entre as frases.
10) Crie rapport
Estabeleça um vínculo de confiança, harmonia e cooperação na comunicação. Ao gerar uma empatia com o seu prospect, você aumenta as chances de fechar uma negociação.
Por fim, já que a produção deste artigo tem como base as orientações e princípios de Dale Carnegie no livro “Como falar em público e encantar pessoas”, o segredo do sucesso de um bom diálogo está no coração e na cabeça do falante/orador. Essas dicas abordam a naturalidade quanto ao seu interesse em uma apresentação ou conversa com um cliente. Não há artificialismos.
O que vale é a energia que você carrega e o quanto contagia com a sua palavra, emoção e corpo!
Aproveite, contagie-se e encante-se primeiramente para depois convencer e impactar outrém.