Marca empregadora: Por que fortalecer a sua marca entre seu time

O que se espera das lideranças nos dias de hoje? Autoridade e imposição não têm espaço nas gestões modernas. O que se busca é contar com uma equipe integrada com base no companheirismo, autonomia e foco no propósito.
Todos nós temos uma fonte inesgotável de conhecimentos de mundo e percepções sobre um bom serviço prestado. E é na prática do trabalho que se pode expressar o talento e novas ideias. A pluralidade cultural e bagagens vividas é que acrescentam nas nossas decisões no trabalho.
Assim cada liderado espera um gestor que respeite, apoie e que inspire novos projetos. Só assim finalizamos nosso expediente com a sensação de que o dia valeu a pena e que estamos no lugar certo e cheio de acolhimento.
Muito se fala da Era dos Negócios Psicológicos, assim existe uma forte valorização da inteligência emocional, uma ferramenta que veio para ficar no lugar do trabalho braçal. É ela que é a grande moeda e ativo nas maiores organizações. E para caminhar ao lado das estratégias, tecnologias e inteligências de negócios; as empresas valorizam outras contribuições como:
Com esse tipo de visão, teremos um time com postura de embaixadores da marca. É necessário criar uma boa saúde mental na empresa, para que cada colaborador vista a marca empregadora.
Dessa forma o departamento de RH tem uma função de extrema importância para alinhar as necessidades do time e do negócio. A nova postura do setor, que visava antigamente somente a experiência dos colaboradores, tem a missão hoje de contribuir para os resultados estabelecidos. Deve-se pensar nos impactos de cada ação para o atingimento das metas e o cumprimento do plano estratégico. Posicionamento que exige maturidade e maestria na condução dos propósitos.
Portanto, para desenvolver o endomarketing, pense nas seguintes dicas:
Defina a mensagem
Crie uma voz de marca para que os colaboradores saibam o que se esperam deles.
Desenvolva a cultura
Promova uma cultura inclusiva para acolher e desenvolver o colaborador.
Cuide da percepção social da marca
O novo colaborador busca uma empresa com propósitos. Que imagem a sua empresa está criando no mundo físico e digital para desenvolver esse desafio?
Estratégia de Employee Advocacy
Somente criamos resultados escaláveis quando contamos com uma equipe que defende e incorpora a marca. Pense nisso!
Adotar novas tecnologias
Utilize a tecnologia para integrar equipes, otimizar e sensibilizar a participação dos colaboradores.
Colaborador também é cliente
Assim como a jornada do cliente precisa ser positiva, envolvente e impactante; a jornada dos colaboradores tem igual importância. Assim o time compartilha a cultura e propaga os propósitos da marca.
Pensar no público interno é fortalecer os laços com o cliente. Desenvolva-se e desenvolva o outro.